Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aula de violão #2 - Ritmo Valsa



É possível tocar estes acordes sem fazer uso da batida cheia. Para isso, basta usar o dedão para tocar a nota mais grave que dá o nome ao acorde, por exemplo, se for o acorde A (Lá maior), bata com o dedão a nota lá, que é a segunda corda solta de cima pra baixo e, com os outros dedos (indicador, médio e anelar), toque as cordas restantes. http://www.youtube.com/watch?v=nyPI4yBsN6M


O efeito sonoro obtido com esta batida é, na minha opinião, mais agradável aos ouvidos. Se você estiver na presença de muitas pessoas, onde o barulho é grande, aconselho a usar a batida cheia, pois fica mais fácil escutar o que você está tocando.


A música que eu executei* no vídeo foi tocada num episódio do Chaves. Encontrei muitos sites brasileiros que possuem a letra dessa música mas, na maioria deles, pra não dizer em todos, me parece que está faltando uma parte da letra ou a versão não condiz com os vídeos do youtube. Por isso, fiz questão de ouvir a música um milhão de vezes e tentei escrevê-la. Se algum de vocês que visitam o meu blog encontrar um erro, por favor coloque um comentário ou envie um e-mail.


Abaixo, segue a letra COMPLETA, a cifra e o "clipe" da música que está em Mi maior (E).



E
        Quiero ver otra vez    
                                     B7
Tus ojitos de noche serena
            A           B7
Quiero oir otra vez
                                           E
Tus palabras calmando mi pena

Quiero ser otra vez
          E7                          A
El que inquiete la paz de tus sueños
            Am   B7   E
Con la voz amorosa
           B7                           E
De un cariño borracho de sueños
    B7                  E
Y quisiera sobretodo
      B7                  E
Un poquito de esperanza
         B7                  E
Tu te has vuelto muy esquiva
B7                  E
Muy dada a la desconfianza.
                E                E
No hay razón, dulce bien
     E7                             A
De que me trates como a un extraño,
            Am     B7        E
Siempre soy el que he sido,
     B7                      E
No me pagues con un desengaño.
 B7                      E
Mira, nena, me harías mucho daño.


*executei é uma palavra boa para definir o que você assistiu no meu vídeo..

►Para saber mais:
http://www.youtube.com/watch?v=nyPI4yBsN6M (Vídeo rápido da batida da Valsa no violão.)
http://www.cifras.com.br/tutorial.htm?cod=8&part=2 (Violão para iniciantes. Mão direita e mão esquerda.) 
http://www.malhanga.com/musica/Teoria%20Musical_pag2.html (Teoria musica explicada de maneira simplificada.)
http://www.violaobrasil.com.br/ritmo (Texto com uma breve história de alguns ritmos.)

2 comentários:

  1. por favor me dê ezemplos de musicas sertanejas em ritmo de valsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, de cabeça eu lembro de "Estrada da vida" de Milionário e José Rico e "Pombinha branca" de Chitãozinho e Xororó. Espero ter ajudado. Abraços!

      Excluir