Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aula de cavaquinho #2 - Batida ou palhetada



Na minha opinião, executar bem um ritmo é mais importante do que decorar o desenho de um acorde. Por este motivo, darei mais ênfase ao ritmo.


Na aula de hoje, eu mostrei dois tipos de palhetada: a primeira com o auxílio das setinhas (que eu prometi não colocá-las no vídeo) e a segunda que foi reproduzida com a boca e o acorde de fá maior.


Procure treinar bastante essas duas palhetadas, principalmente a primeira, que foi mais explicada. Não precisa aplicar a batida com um acorde, procure focar seu estudo apenas no ritmo. Abafe as cordas do cavaquinho ao tocá-lo. Neste vídeo, eu deixei duas setas mais "gordinhas" (em negrito) indicando que, nesta passagem, deve-se tocar mais forte.


Nas aulas seguintes, vou continuar usando as setas pelo simples motivo de atingir um número maior de pessoas, mas procure aprender a técnica de reproduzir o som com a boca e depois com sua mão.


((Nota do blogger: Eu acho muito importante ter o ritmo na cabeça e saber expressar através do seu corpo. A música tem que fluir, tem que ser natural. O instrumento, nesse caso o cavaquinho, deve ser uma extensão do seu corpo, assim como a katana é para o samurai. Lembre-se que a música é aquilo que te faz sentir coisas que não podem ser expressas por palavras. 'Nem sei por que eu falei isso'. =D))


►Para saber mais:
http://www.youtube.com/results?search_query=aula+de+cavaquinho+iniciante&aq=0 (Pesquisa de aulas de cavaquinho para iniciantes.)
http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/mini-curso-de-cavaquinho.doc (Mini curso de cavaquinho do Cifra Club. Tem bastante informação, vale a pena conferir.)

4 comentários:

  1. Vou olhar seu blog, Pedro. Um grande abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. lol
    aeeeeeeeew!

    Como eh dificil tocar isso aqui!!! =(
    Meus dedos doem e eles não me obdecem!!!! HAHAHAHAHAHAHA
    mas vamo q vamo!!!
    Vlw Caipira!!!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, cara! O dedos vão doer mesmo. Com o tempo você vai criar calos e nem vai sentir mais essas dores. Vai que vai!!!

      Excluir