Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aula de cavaquinho #1 - Afinação


Afinar um instrumento não é uma tarefa simples.


Eu mostrei duas maneiras de afinar o cavaquinho: uma com o diapasão de sopro e a outra com o afinador eletrônico. Além destas, existem outras maneiras. Por exemplo: afinar o cavaquinho a partir de outro instrumento que já esteja afinado ou com o auxílio de programas de computadores que simulam, de maneira eficiente, afinadores eletrônicos. Há dois links legais no “para saber mais”, um afinador on-line e outro para baixar o programa.


Uma alternativa interessante, mas difícil, é ter uma nota na cabeça. Como assim? Pegue uma música que você conheça muito bem e decore mentalmente uma nota dela. Eu decorei, mais ou menos, a nota Lá da música “Novos tempos”, composta por Jorge Aragão e interpretada pelo grupo Revelação. Escute a música se puder e “veja” a terceira nota solada na introdução (Sol#, Si, Lá...). Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=ooBOQ3r9pNI


Para quem está começando, é muito importante treinar o ouvido ao afinar qualquer instrumento. Esse exercício é, e será, muito útil no futuro.


Para “tirar” uma música, sem cifras ou revistas, é preciso ter um ouvido muito bem treinado. Se você possuir um conhecimento sobre tonalidade, campo harmônico, escalas etc., sua vida ficará muito mais fácil, pois boa parte das músicas populares segue um certo padrão e todo essas ferramentas o ajudará a "tirar" músicas e, quem sabe, a compor melodias. Talvez, eu fale sobre isso em outras aulas. 


Veja, no link a seguir, como afinar seu cavaquinho a partir do violão e de uma corda já afinada do próprio cavaquinho. http://www.youtube.com/watch?v=84AllpHZgEU


►Para saber mais:
www.teses.usp.br/teses/.../LUIS_ANTONIO_GAGLIARDI_PRADO.pdf (Matemática, física e música no renascimento. Dissertação para a obtenção de título de Mestre em Educação Matemática de Luis Antonio G. Prado. Muito interessante!) 
http://ultradownloads.uol.com.br/download/DAccord-Afinador/ (Download de afinador para o computador.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário